AFINAL, O QUE É COLORISMO? - BLOG CONFIDENT

AFINAL, O QUE É COLORISMO?

AFINAL, O QUE É COLORISMO? | BLOG CONFIDENT POR LETÍCIA CAETANO
Olá, meus amores, tudo certin'?
Faz um tempo que ouvi falar sobre o termo "colorismo" e desde então venho lendo e vendo vídeos sobre ele em diversos sites e canais na internet. Ele me fez perceber e entender muitas coisas que até então eu não imaginava ocorrer... Bom, eu sempre fiz uma ideia, mas isso me abriu a mente. Quando pensamos em colorismo, logo nos remetemos as diversas tonalidades de cor existentes, mas esse termo foi utilizado pela primeira vez por Alice Walker em um ensaio publicado em 1982 (If the present look like the past, what does the futere look like?), onde é tratado como uma forma de discriminação pela cor da pele (também conhecida como pigmentocracia), ou seja, quanto mais pigmentada a cor da pele de uma pessoa é mais excluída socialmente ela é. 
Vocês devem se perguntar: "e o racismo?", bom, o racismo ele é preconceito que remete à raça, o colorismo só se guia pela cor da pele. Isso acaba causando um certo distanciamento e talvez uma "negação" do ser negro em casos de negras com pele mais clara (as famosas morenas). Estudando afundo sobre o termo, acabei me deparando com questões onde as mulheres negras (e homens) de pele mais claras acabam "recebendo" mais benefícios e "aceitação" na sociedade, pois são visualmente "agradável" e mais "parecidas" com as pessoas brancas, ainda mais quando os traços de sua origem são disfarçados por intermédio de produtos de beleza (como os alisamentos, ou lentes de contado...). 
Quando tais traços são trazido à tona, a mulher negra de pele clara acaba sofrendo retalhações, por não estar mais enquadrada no âmbito social racista/europeu. Além disso, o colorismo, acaba sendo usado como uma forma de disfarçar o real racismo e o quanto ele ainda rege a sociedade, e mais mulheres (e homens) de pele negra mais escura são excluídas. 
A sociedade acaba formando uma hierarquia de cores, onde o branco tem o poder absoluto, o negro de pele clara é tolerado e o negro de pele escura excluído. Aceitarmos esse tipo de "favor" de uma sociedade racista só iria dar-lhes mais poder e acomodar-se as injustiças que ocorrem cada vez mais em nosso país, como se cada ato racista e excludente não estivesse acontecendo bem na nossa frente. E isso, jamais, deve ser aceito. 
Qualquer tipo de preconceito é horrível e inaceitável. Por isso, devemos lutar para que isso não ocorra. Seja no mundo machista e racista, onde a mulher e mulher negra sofre muito mais, a luta contra isso deve continuar, pois somos todos filhos da mesma terra e todos temos direitos e não devemos nos contentar com falsos "privilégios".
Muito obrigada por tudo!
XOXO <3

2 comentários:

  1. Seu blog é aconchegante!
    www.cinthiafabiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro posts assim
    Beijos ja te sigo

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/05/contominhahistoria-5.html

    ResponderExcluir