ENTENDA O QUE É SLOW FASHION - BLOG CONFIDENT

ENTENDA O QUE É SLOW FASHION

ENTENDA O QUE É SLOW FASHION | BLOG CONFIDENT POR LETÍCIA CAETANO
Olá, meus amores, tudo certin'?
Há um tempo atrás eu postei aqui no blog sobre o fast fashion e como ando lendo alguns artigos sobre moda, achei que seria muito interessante falar sobre o slow fashion, outro termo que muitos ouvem e não sabem o que é, ou sabem ou só está ouvindo (no caso, lendo) falar aqui no blog. 
O termo slow fashion surgiu em 2004 em Londres pela Angela Murrills que é escritora de moda na revista Georgia Straight e foi inspirado no termo slow food, mas com alterações em alguns princípios. O slow fashion é o total oposto do fast fashion. Ele é uma alternativa totalmente sustentável que prioriza a conscientização socioambiental, a diversidade e relação de confiança entre consumidor e fabricante. 
Além disso, ela valoriza o trabalho local e a mão de obra, o processo de fabricação, a origem da matéria prima e por conta disso, muitas das vezes as peças são únicas, ou produzidas em pequena e média escala. O valor dos produtos são reais e de acordo com todo o processo e de forma que recompense de forma justa quem trabalhou duro para que aquela peça chegasse até o público. Não há nada de mão de obra escrava e nem de peças descartáveis. As peças são duráveis. Como as tendências vem e vão com facilidade e na velocidade da luz, a prática não foca nisso, então, você faz sua própria moda (o que deveria ser o slogan real oficial da industria).
A prática do slow fashion tem muitos produtos fabricados de forma artesanal e são vendidos pelos próprios produtores em lojas online e/ou feiras (encontradas com facilidade em São Paulo). Mas é claro, que não podemos deixar passar as marcas que também "mudaram" seu estilo e adotaram o slow fashion, pois aqui não há injustiças, né? Pensar a moda de modo que colabore para um mundo melhor, que valorize a individualidade de cada um, que pense no meio, nas pessoas é maravilhoso e sempre bem-vindo, não é mesmo? 
Espero que tenham gostado do post!
Obrigada por tudo.
XOXO <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário