ALÉM DO FAKE - NATHALIE D. A - BLOG CONFIDENT

ALÉM DO FAKE - NATHALIE D. A

ALÉM DO FAKE - NATHALIE D. A | BLOG CONFIDENT POR LETÍCIA CAETANO
Olá, meus amores, tudo certin’?
Hoje eu vim falar com vocês sobre o primeiro livro lançado de uma grande amiga, Nathalie. Nós duas nos conhecíamos há anos graças a um grupo de whatsapp que chamamos de família de tinta, onde começamos falando sobre livros e hoje partilhamos coisas da vida. Viramos mesmo uma família. Enfim, Nath lançou o livro Além do fake pela Editora Chiado e só pelo nome eu fiquei mega interessada e curiosa para ler... Para quem não sabe e/ou nunca ouviu falar o mundo fake existia no orkut (uma rede social dos anos 2000, que infelizmente não existe mais, assim como o msn que era o nosso whatsapp da época) e se estendia pelo msn. Lá nós eramos quem quiséssemos ser e conhecíamos pessoas de vários lugares do Brasil. Tinham bares, clubes, famílias, igrejas, casamentos, crianças, creches... Bom, era mesmo um mundo, tipo RPG... E o livro trata bem esse conhecer no fake e se relacionar com a outra pessoa além desse mundo. Eu, por exemplo, tenho muito amigos do fake e já me relacionei com alguém que veio de lá. Claro que tudo isso era bem arriscado, por conta de não fazer ideia de quem era a pessoa do outro lado da rede, por isso era sempre bom conversar com os pais sobre isso ou sobre um possível encontro não virtual com a outra pessoa (bom, é bom fazer isso até hoje, né?). O mundo fake tentou sobreviver pelo facebook, mas não rolou e ele acabou deixando de existir junto com o orkut e o msn e hoje só encontramos perfis falsos (“fakes”) de pessoas mal intencionada, então cuidado...
Voltando ao livro e a jovem autora... Felizmente tive o prazer de receber o livro da Nath e de finalmente conhece-la na bienal do livro que ocorreu no Rio em 2017 e isso me deixou muito feliz, porque já nos conhecíamos há anos e voltei com aquela sensação boa de conhecer pessoalmente alguém que já conhecia.
SOBRE O LIVRO
A história é sobre uma menina chamada Annie que conhece o seu amor pelo fake e quando eles finalmente tem a chance de se conhecer um antigo amor de Annie reaparece colocando em prova todos os seus sentimentos e fazendo com que ela escolha entre um ou outro, mas ela não contava com um terrível acidente que finalmente tomaria essa decisão por ela e é nesse momento que ela se vê sem caminhos para voltar atrás.
O QUE ACHEI
A escrita do livro é um pouco confusa, mas porque a personagem é uma jovem adolescente confusa com tudo o que está acontecendo com ela... Mesmo o livro sendo bem pequeno e fácil de terminar de ler em um dia, eu assumo que demorei muito mais do que previa, porque eu parava para pensar na complexidade da Annie e de como coisas simples para mim eram tão complicadas para ela. No inicio do livro a sensação de Dejavú é imensa, porque muitas coisas ali foram coisas que eu vivi, que eu senti e que eu chorei, então muita coisa minha vinha a mente e eu pensava na quantidade de coisas que eu teria feito diferente da personagem. Já no final do livro, eu fiquei em estado de choque e sem entender o que tinha acontecido, ainda mais depois de ter lido o epílogo, por isso ai vai um recado pra Nath: “Amiga, explique o que houve, por favor, fiquei confusa!”
Mas apesar do final, eu recomendo a leitura e desejo todo sucesso a Nathalie. Espero muito que ela lance muitos sucessos para nós. Ah, e para quem não valoriza a literatura do nosso país e os escritores independentes e/ou não, por favor, não sejam como eu fui... Deem uma chance a esses livros, eles são incríveis!
Obrigada por tudo!
XOXO <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário