5 DICAS PARA ECONOMIZAR

quarta-feira, março 01, 2017

5 DICAS PARA ECONOMIZAR - blog confident por Letícia Caetano
Olá, meus amores, tudo certin'?
Iniciando mais um mês com um post mais do que importante para a sua e a minha vidinha louca. Sei que nunca disse isso a ninguém - tirando amigos e família -, eu ando passando por uma crise financeira maior que o Brasil - brincadeira, depois que eu comprei meu apartamento lindo (siga @apartamento.512 no instagram) todo o meu dinheiro e contas se enrolaram um pouco, e então muita coisa aconteceu e a situação só piorou. Como euzinha aqui disse a mim mesma que esse ano seria diferente do ano anterior, onde só deixei as águas fluírem, resolvi fazer esse post, que já foi muito utilizado por mim há séculos atrás, onde economia era meu nome do meio, para ajudar a todos nós que andam passando pela mesma situação, ainda se foi atingida pela crise do país - e se for do Rio, como eu, pela crise do Estado. Então, vamos as dicas: 
1. Tenha uma poupança/cofre. 
É, amores. Quando o assunto é economizar, precisamos sim ter uma poupança ou um cofre de difícil acesso, digo isso porque quando temos um cofre ao nosso alcance, a tentação de gastar o dinheiro é maior e quando não temos acesso a ele, chegamos até a esquecer que esse dinheiro existe, por isso é aconselhável ter uma poupança, onde você tem que depositar todo mês um valor x fixo, independentemente das contas a pagar. Tenha isso como uma obrigação, uma lei. E se por acaso optar por cofres em casa, deixe com alguém (sua mãe, seu pai ou irmão mais velho) que não vai ceder aos seus encantos na tentativa de pegar o dinheiro. 
2. Faça um bazar com tudo o que você não usa mais. 
Uma coisa que eu, assumo, ainda não fiz, mas tenho muita vontade de fazer é um bazar. Vejo que isso anda funcionando muito bem para algumas gurias na Internet e sei que vai funcionar para gente também. O lance de bazar é pegar tudo aqui que você não usa mais, como livros, roupas, acessórios e por ai vai, é vender. O dinheiro que você conseguir com o bazar pode ser dividido para pagar suas contas e guardar na poupança que você fez acima. 
3. Compre somente em promoções e somente o que precisa. 
No caso das meninas, temos que todo mês comprar nossos itens pessoais, mas sei que no geral, sempre há algo a ser comprado por mês. Por isso essa dica é dois em um. Caso você tenha que comprar algo, antes de compra-lo pense se isso é algo realmente necessário para você naquele momento, se a resposta for não, você pode esperar e comprar em outra oportunidade (ou não), mas se essa resposta for sim, pesquise bastante antes de comprar afim de encontrar promoções ou lugares que venda esse item por um preço mais em conta. Sei que na correria, acabamos comprando na primeira loja que encontramos, mas isso é um erro enorme para quem quer economizar dinheiro, já que essa loja pode estar vendendo esse item no valor triplicado ao preço real. 
4. Se organize.
Tire umas horinhas do seu dia, pelo menos uma vez por mês, para organizar suas finanças. É sempre bom termos todos os gastos, ganhos e contas a serem pagas anotados em um caderninho e essa é uma dica bem legal. Tenha um caderno somente para esses registros e seja fiel a ele, ou seja, coloque lembretes no celular para nunca esquecer de consulta-lo e deixe um espaço reservado para gastos extras, assim como no dinheiro também. 
5. Evite usar cartões de crédito. 
Aha! Sei que a maioria dos brasileiros já possuem cartões de crédito e apesar de serem uma mão na roda em nossa vida, quando usados de maneira indevida acabam se tornando um inferno. O lance é: não tenha mais de um cartão de crédito, um só já será o suficiente e nunca deixe que o limite desse cartão seja maior ou igual ao seus ganhos mensais e/ou salário, ou seja, esse limite tem que ser sempre abaixo do que você ganha por mês. A minha dica é sempre comprar tudo à vista e deixar o cartão somente para algo realmente necessário (ou cancelar todos). Pode ter certeza que a sua vida vai melhorar bastante só evitando o cartão de crédito, dica de quem sofreu (e ainda sofre) com isso.
Espero que esse post tenha ajudado vocês. 
Muito Obrigada por tudo!
XOXO <3

Você vai amar!

35 comentários

  1. Crise tá pegando geral haha .. Eu mesma esse mês tô bem apertada. Mas adorei as dicas, vou tentar colocá-las em prática!! Beijos

    http://lipsticklove1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado, Thalita, sua linda <3

      Excluir
  2. O pior é quando a gente sabe de tudo isso e não segue a risca. O sofrencia :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk, eu sei como é. Acontece, mas devemos ter controle para que isso não aconteça...

      Excluir
  3. AMEI O POST, realmente o cartão de crédito é uma armadilha hahahaha ainda bem que não tenho porém quando minha mãe manda eu ir no mercado para comprar uma coisa simples eu acabo fazendo a festa hahaha, Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, João, tadinha da sua mãe, homi! Tem que tomar cuidado para que ela não se enrole nessas festas.

      Excluir
  4. Boas dicas! Estou precisando aprender mais sobre como economizar. Cartão de crédito realmente é algo bem complicadinho. Sempre gastamos mais do que podemos. rs. Aqui em casa tenho um cofrinho que me ajuda bastante a juntar dinheiro. Obrigada pelas dicas e boa sorte com o blog.
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol e eu fico muito feliz em saber que ajudei em algo... Toma cuidado com os cartões, kkk. eles são demais.

      Excluir
  5. Você dando dica para cancelar o cartão de créditos e eu aqui querendo um <3

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que eu tinha comentado mais coisas aqui e não apareceu :/

      Enfim, esse seu post é de utilidade pública, e espero que ele ajude outras pessoas a organizarem as finanças.

      ps: adorei a ideia do bazar.

      Excluir
    2. kkk, eu espero que ajude também. kkk, uma dica se você quer um cartão é: tenha um com limite bloqueado em um valor mais abaixo do que você costuma ganhar e deixe esse valor total no calculo do seu orçamento mensal de contas fixas, assim, você não se enrola.

      Excluir
  6. To precisando guardar dinheiro mesmo, mas ta tão dificil KKK To a louca dos livros ultimamente, não tenho dinheiro, mas to comprando.
    O bom é que meu salário é exatamente para minha faculdade e para um curso que faço, ainda falta, aí eu sou obrigada a economizar, mas se sobra um pouco eu já saio gastando o que não tenho KKK Comecei a anotar meus gastos para ver se melhoro e sobra uma grana agora. E vou usar sua dica de fazer o bazar, tenho muitas coisas que não uso aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tabata, espero que tenha conseguido se aliviar um pouco, kkk, eu sei bem como é ganhar pouco no contado...

      Excluir
  7. Menina, to precisando viu! Eu já identifiquei meu problema, item 3 e iten 5... Esses me quebram. E tem um outro: Comida. Hahaha acredite ou não, gasto mais dinheiro comendo fora do que com qualquer outra coisa, preciso me ajeitar com urgencia!!

    Beijocas,
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E comer fora fica muito caro, né? Agora que eu tô passando mais tempo fora de casa e comendo fora, me dei conta disso. Devíamos abrir um comercio alimentício, assim ficaríamos ricos fácil, fácil.

      Excluir
  8. A crise tá feia, e o pior é quando você nem tem dinheiro pra nada, pois não tá trabalhando hahaha Meu caso.
    Suas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxe, é mesmo complicado demais! Espero que já tenha conseguido um trampo, porque até isso está difícil.

      Excluir
  9. Adorei as dicas e vou tentar seguir porque estou precisando da uma economizada nesse 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, fico muito feliz em saber que gostou e espero que esteja ajudando.

      Excluir
  10. Meu nome é Betânia mas sou mais conhecida como A Mão de Vaca, hahah, porque menina, o tanto que eu economizo. Adoro posts com dicas assim, eu mesma se fizesse um seria gigante.
    Eu tenho um 'cofre' aqui em casa e não tenho problema com a tentação não. Na minha cabeça é automático: colocou no cofre, não pode mais tirar...
    Adorei o post, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK, menina, vamos ser amigas ever, kkk, queria conseguir ser assim!!!!

      Excluir
  11. Boas dicas.
    É tudo muito questão de organização e disciplina né?
    Eu até que sou muito controlada, mas as vezes sempre acontece de perder a cabeça e gastar horrores. Mas precisamos nos colocar na linha de novo hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, os deslizes acontecem, tudo bem, só não pode acontecer sempre. Fico feliz que tenha gostado do post, minha linda <3

      Excluir
  12. Excelente. Educação financeira é o que falta para muitos brasileiros.
    Se tivessem aulas disso desde o colégio, talvez estariam em situação melhor.
    Gostei muito do seu post, e dicas muito boas!
    Beijoss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fran! Seria muito bom se todos tivessem essa conscientização...

      Excluir
  13. Gostei bastante do seu post, acho que deveria ter uma matéria obrigatória no colégio sobre educação financeira, evitaria muitos problemas com dívidas pra maioria das pessoas. Eu sou até que bastante controlada e na medida do possível eu ajudo a controlar os gastos desnecessários aqui em casa.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, eu mais que concordo com você! Mas eu acho que o sistema pensa que se soubermos economizar, o capitalismo morre, entende? Porque o que alimenta o mercado é o nosso consumo exagerado, principalmente em coisas que não precisamos. As pessoas criam necessidades onde não existem. O que é bem triste :/

      Excluir
  14. Eita é crise que não acaba mais hahaha. Primeiro a crise do país que leva a do estado, que leva à nossa crise,ai depois vem a crise existencial, só pode haha.
    No momento estou desempregada, então imagina? Mas quando eu trabalhava guardava um valor fixo todo mês, como falou no seu post. É a melhor coisa porque se torna tão comum que esse dinheiro que foi guardado nem chega a fazer falta mais. O bazar eu já quero fazer, só não fiz porque não fotografei as peças ainda, to enrolando kkk E sobre o cartão de crédito, não posso nem sonhar em ter, vou é me afundar haha. Adorei as dicas! Falei mais ou menos sobre isso no meu canal, mas pra fazer uma economia para viajar. Parabéns pelo post e pelo incentivo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu amor! Uai, devia ter deixado seu link aqui para a gente ver, mulher. Mas sobre as crises, pois é, uma crise vai levando a outra e olha é complicado demais!!! Espero que as coisas por ai tenham se acertado.

      Excluir
  15. Acho importantíssimo fazermos desapegos e sempre termos um dinheiro reserva em um cofre, de preferência que não tenha senha, senão ainda temos o risco de cair na tentação kkkk. Um app bom que ajude a organizar os gastos é o MINHAS ECONOMIAS, super indico ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, que legal! Obrigada pela dica, estou baixando esse app agoooooora!

      Excluir
  16. Eu queria muito ter lido mais posts assim quando tinha um salário para economizar hahahah agora, falida e desempregada, não sinto que ele seja tão útil. Mas a situação vai mudar, então vou salvar esse post pra ler quando acontecer, ok? hahaha beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, Milena, sua linda! Espero que já tenha conseguido um emprego e que este post tenha lhe ajudado de alguma forma.

      Excluir
  17. Que post lindo!
    Eu sempre tive um cofrinho haha. Um rosa, quadradinho, todo fofo. Hoje as coisas já são meio bagunçadas, mas eu até que não saio gastando a toa.
    Este post é ótimo para quem está tentando juntar as moedinhas para aquela viagem hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu imaginei seu cofrinho e fiquei querendo um parecido pra mim, kkkk.

      Excluir

OS QUERIDINHOS

CURTA NO FACEBOOK

RECEBA NOSSA

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog diretamente em seu e-mail: