DICAS PARA SE SAIR BEM NO ENEM

quarta-feira, novembro 02, 2016

COMO SE SAIR BEM NO ENEM | DICAS PARA SE DAR BEM NO ENEM
Olá, meus amores, tudo certin'?
Como já sabemos, o tão esperando momento ENEM está chegando. As provas ocorrerão nos próximos dias 5 e 6 de novembro e só de pensar já deixam muitos aflitos por aí... Sei disso porque já passei por isso três vezes até finalmente passar para uma universidade pública e por este motivo quis fazer um post com algumas dicas, que para mim foram valiosas na hora da prova, para te ajudar quando estiver na sala com o caderno e o cartão nas mãos. 
1. Certifique-se de que levou tudo o que precisa. 
No primeiro dia da prova é tudo tão corriqueiro que alguns acabam esquecendo algumas coisinhas em casa, ou não se atentam as regras da prova. Por isso, lembre-se de conferir tudo no dia anterior, caneta esferográfica preta feita com material transparente, o cartão de confirmação, documento original com foto, algo para comer que não seja barulhento (o barulho acaba desconcentrando o amigo que está perto de você e a você também) e água, porque sair da sala para beber água só diminui seu tempo de prova e esquecer algum documento importante, você pode ser barrado de fazer a prova ou chegar atrasado caso tenha que voltar em casa para pegar.
2. Leia as instruções.
Muita gente acaba pulando essas informações, até por conta do tempo, mas nelas contém informações importantes para a realização da prova, inclusive sobre o preenchimento do cartão resposta, que não pode ser trocado caso haja erros. Outra coisa importante é sempre conferir seus dados e a cor do caderno e a marcação do mesmo no cartão.
3. Leia com atenção.
Sei que com a quantidade de questões e o pouco tempo para realizar a prova, muitos acabam pecando na hora da leitura. Um bom entendimento do enunciado da questão e dos textos-problemas te garante um ótimo desempenho, mesmo que você não saiba exatamente sobre o assunto, entender o que a questão lhe pede e o que os textos dizem, te dá indícios de qual resposta poderia ou será a correta. Esse ponto não se enquadra somente nisso, mas nas leituras de imagens também. Outra dica que eu dou é leia as informações bibliográficas de cada texto, as vezes as respostas se escondem ali e muitos pulam essa parte. 
4. Nunca comece a prova por exatas. 
Deixe tudo o que for para calcular por último, pois requer uma atenção maior e traz um desgaste mental muito maior também e isso pode prejudicar você quando estiver fazendo o restante da prova. Sei que muitos preferem começar por matemática, mas isso pode fazer com que você - concentrado em uma só questão - acabe deixando muito tempo passar e aí ocorre o que já disse, o desgaste mental.
5. Tome cuidado com o Inglês e/ou Espanhol. 
Principalmente na hora de marcar o cartão resposta, para que não ocorra erros. Certifique-se de qual idioma escolheu no dia da inscrição e tome cuidado na hora de traduzir e responder as questões, para que não haja interpretações errôneas. 
6. Invista na hora da redação. 
A redação tem um peso maior na prova do ENEM e precisa ser feita com total atenção, por isso, comece por ela e faça uso do papel rascunho para que não haja rasuras no cartão resposta da mesma. Leia todos os textos bases/apoio antes de começar a escrever, porque, caso você não esteja por dentro do assunto, você pode dar uma "enrolada" na hora de escrever sobre. Sério, esses textos ajudam e muito na hora de dissertar. Outra informação importante é: tenha coerência naquilo que escreve, preste atenção nos acentos e pontuações. A redação deve ter inicio, meio e fim, ou seja, uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão e tudo deve estar conectado de forma que tenha ligação entre eles.
7. Mantenha a mente livre no dia anterior à prova.
Sei que essa dica não se aplica ao momento da prova, mas faz total diferença na hora da mesma. Muita gente acaba estudando as matérias até o último minuto e isso não é bom, porque a sua mente já estará cansada demais para raciocinar antes mesmo da prova começar e isso só irá te prejudicar, por isso, um dia antes da prova e até o momento dela, mantenha-se livre de qualquer informação sobre ou extra que possa vir. Eu também aconselho não ler, seja lá qual for a leitura, didática ou não, pelos mesmos motivos já citados. Outra coisa legal é dormir bastante para ficar com as baterias 100% . 
8. Conheça o local da prova com antecedência. 
Como a anterior, essa dica traz um peso para o grande dia, porque o sistema acaba mandando algumas pessoas para um local desconhecido, e para não correr riscos de atraso e perder a prova, vá conhecer o território de guerra um dia, dois, uma semana antes e certifique-se de sair de casa com antecedência também e não esquecer que a prova é sempre feita no horário de Brasilia. 
9. Cuidado na hora de preencher o cartão resposta. 
Certifique-se de que marcou todas as alternativas e que não deixou nenhuma questão em branco. Siga a risca todas as instruções de marcação do cartão, pois se houver algum erro o sistema pode não identificar sua resposta e ela estando certa, amigo, pronto, já era. Por isso, atente-se na hora de marcar. Tome todo o cuidado para que não marque errado, também. 
10. Mantenha a calma. 
A minha primeira prova do ENEM, eu entrei em pânico e fiquei (o que me pareceu horas) sem reação, eu não pensava, eu não olhava para a prova, eu não ouvia, não via... Simplesmente fiquei travada, olhando para o nada, até o responsável pela aplicação da prova vir me perguntar se estava tudo bem. Perdi um bom tempo recobrando minha consciência no banheiro e por isso, não tive como ler  a prova, na real, eu nem fiz ela, foi a maior parte no chute e que Deus me ajude. Por isso, respire fundo, se concentra e tenha fé de que tudo vai dar certo. Tente não se perder nos barulhos vizinhos (tem gente que faz isso de propósito mesmo, para desconcentrar o outro e eu sei o quanto isso é chato), por isso desligue o botão para ruídos externos e boa sorte. 
Gente, vai por mim, que foram todas essas dicas que me ajudaram muito e foram experiências vividas pela minha pessoa também. Lá em cima quando eu falo de verificar se está levando tudo o que precisa, eu, na minha última prova do ENEM, esqueci o RG em casa e sabe quando fui me dar conta disso? Na hora que estava entrando na sala para fazer a prova, a minha sorte foi que o menino que estava entrando comigo tinha uma moto e o local da prova não era muito longe da minha casa. Até hoje eu não sei o nome do estranho que salvou a minha vida e sou grata a ele todos os dias, porque se não, eu não estaria na minha amada Rural hoje. Enfim, boa prova a todos e em breve farei post número 02 da saga ENEM, ok?
Obrigada por tudo!
XOXO <3

Você vai amar!

8 comentários

  1. Ótimas dicas Leticia...Já faz alguns anos que fiz Enem, mas confesso ainda lembro daquela anciedade de véspera de prova..

    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! kkk, sempre vai parecer que nós fizemos o Enem ontem, né? kkk

      Excluir
  2. Essas dicas são essenciais!!!
    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
  3. Minha dica é levar coisa para comer e beber kk agua e biscoito, pq é mto tempo de prova e bate aquela fome!! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, Oi, Carol!
      Verdade, ficar sem comer não rola.

      Excluir
  4. Até tenho saudades dos meus tempos de ensino médio, mas quando lembro do enem, agradeço que já passei por isso e tá ótimo agora HAHAHA
    Ótimas dicas!


    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, K!
      Muito obrigada. Olha, eu sinto falta do ensino médio e o peso da universidade... hm... acho que eu ia preferir o enem de novo, kkk.

      Excluir

OS QUERIDINHOS

CURTA NO FACEBOOK

RECEBA NOSSA

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog diretamente em seu e-mail: