PARA SEMPRE ALICE.

terça-feira, fevereiro 16, 2016

RESENHA PARA SEMPRE ALICE.
Olá, meus amores! Tudo beleza?
Hoje vim falar com vocês sobre o livro "Para Sempre Alice". Quem me acompanha nas redes sociais e viu o último vídeo do canal, sabe que eu estava participando da Maratona Literária de Carnaval, que foi organizado pela Ju e pala Thais, do Nuvem Literária e Pronome Interrogativo, respectivamente. Mas eu acabei falhando na maratona, porque depois que li "Para sempre Alice", acabei ficando de ressaca literária e não consegui ler mais nenhum livro. 
Enfim, este livro é simplesmente maravilhoso! Ele conta a história de uma professora da Universidade de Harvard, muito prestigiada, que descobriu estar com mal de alzheimer por instalação precoce e ela começa a sua luta contra a doença. 
Alice é casada e tem 3 filhos, sendo que a sua filha mais nova não segue o caminho dos pais para uma vida de estudos, universidades e prestigio, e Alice por sua vez não consegue aceitar isso. E é esse processo de aproximação entre as duas, que eu mais amo no livro. 
Entretanto, o que mais te prende a leitura é a narrativa/escrita dele. Você sente o que Alice sente, você passa a entender como é o processo e o avanço da doença e se pega tentando ajuda-la de alguma forma. E a própria Alice se faz testes para acompanhar o avanço do alzheimer. 
Para quem ainda não sabe, o mal de alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, que surge, em sua grande maioria, nas mulheres com idade de +60 anos de idade, mas pode ocorrer de ser caso genético, e nesses casos o alzheimer pode surgir antes da idade "normal", o que é o caso da Alice. 
Eu chorei em muitos momentos com o livro, principalmente em momentos que envolviam a família de Alice. A dor, as incertezas, a forma de trata-la e como Alice se via perante a situação... O livro é realmente emocionante e o final do livro é, sem palavras...
Quando eu falei para vocês que queria muito lê-lo depois de ter visto o trailer do filme, pois então, eu também aproveitei e vi o filme, e achei que deixou a desejar em alguns momentos e que não transmitiu tão bem quanto no livro o que a Alice passava, mas não é um filme ruim e também vale a pena assistir. 
Então, meus amores, é isso. Nem preciso dizer que este livro vai ficar - por hora - no topo do melhor de 2016, né? E que também recomendo a leitura para todos. Eu sei que fiquei de fazer um vídeo sobre ele, mas como informei na sexta passada, tive problemas com o editor, que ainda não foi resolvido, e não quis deixar passar muito tempo, por isso, estou fazendo aqui no blog mesmo. Não se esqueçam de comentar e me contar o que achou e se já leu e/ou viu o filme!
Obrigada por tudo!
XOXO.

Você vai amar!

6 comentários

  1. Eu gostei muito da leitura desse livro. Não é apenas uma história de ficção, mas um ensinamento sobre a realidade de uma doença até bastante frequente, mas pouco conhecida pela população.
    Também temos resenha dele lá no blog: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/04/resenha-para-sempre-alice.html

    ResponderExcluir
  2. Eiii! Este livro é realmente maravilhoso! Minha avó é portadora da Doença de Alzheimer e ele foi lido por quase toda a família. É uma história muito emocionante. Adorei sua resenha.

    Um beijo,
    Vi. <3

    blogfloreando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vi! Ele é um ensinamento para todos nós... Entender a pessoa com alzheimer. Lindo! Obrigada :)

      Excluir
  3. Assisti ao filme pelo Netflix há algumas semanas... chorei horrores! Mas o filme/história é lindo ♥ Por um instante me senti Alice, vi a importância dos momentos... sem contar que conhecemos a doença de uma forma diferente, na prática. Gostei bastante e entrou em um dos meus favoritos. Será um problema ver o filme antes de ler? hehehe


    Flatografando ☁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não será problema nenhum! Pode ler o livro e vai ama-lo, assim como amou o filme. Acho que a intenção dele foi realmente essa, nos fazer ver como é a doença na visão de quem a tem... É lindo!

      Excluir

OS QUERIDINHOS

CURTA NO FACEBOOK

RECEBA NOSSA

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog diretamente em seu e-mail: