Organizando meus livros!!!!

quarta-feira, setembro 09, 2015

Olá meus amores!
Hoje eu vim aqui dar dicas de como organizar seus livros e de certa forma o local em que eles vão ficar, dar um estilo mais clean...
Nós leitores sempre compramos muitos livros, sempre e também ganhamos de nossos amados amigos, familiares e namorado(a), então sempre lutamos e choramos para arrumar um espaço para nossos novos filhotes.
Dicas de como organizar os livros
Então a minha primeira dica é: se coloca todos os seus livros no quarto e ele é muito pequeno, fazendo com que uma parcela de seus livros fique espalhados pela casa, o bom é utilizar prateleiras e isso ainda faz com que você mantenha sua mesa de estudos livre para suas atividade e diminuir os gritos da mãe por conta de tantos livros espalhados. Caso tenha um quarto grande ou um cômodo somente para os livros e os estudos, como um escritório, o ideal seria uma estante que nesse caso houvesse espaço para suas futuras compras.
Dicas de como organizar os livros
Minha segunda dica é que você separe os livros por categorias. No meu caso, eu separo os livros por "lido" e "não lido" assim mantenho o controle de quantos ainda tenho para ler - e assim que estou com uma pilha consideravelmente grande, mas você pode separa-los por autor, gênero, ordem alfabética... E isso facilita muito na hora de saber se temos ou não aquele tal livro, pois alguns acabam esquecendo quais livros têm. 
Terceira dica: Se você é muito de emprestar seus livros, o bom é anotar quando emprestou e para quem. Montar uma planilha com essas informações junto ao título do livro é muito importante, caso se esqueça com quem deixou ou quando emprestou. Eu por exemplo, tenho essa falha na memória, por isso sempre anoto.
Dicas de como organizar os livros
Minha quarta dica também tem a ver com montar planilhas ou fazer uma agenda com anotações dos livros que você já tem, isso também é muito importante, pois previne que você compre o mesmo livro mais de uma vez. Já existe no mercado uma agenda especifica para isso, onde você anota até quando comprou/ganhou o livro, quando leu e quando terminou de ler.
Quinta e última dica: Se você gosta de anotar citações de livros, mas não gosta de marca-los ou escrever neles, um caderninho também é muito bom... Ele acaba virando seu caderno de poesia, com citações de todos os livros que você já leu, assim você não precisa ficar revirando toda sua estante em busca de uma citação que você nem lembra mais de onde tirou. 
ah, e se caso não tenha dinheiro para organizar seus livros, comprando prateleiras ou fazendo plaquinhas de categoria, você pode usar a criatividade e improvisar, criando sua própria identidade no seu cantinho. Manter também o material da escola/faculdade organizados também é essencial, assim você não se perde. 
Espero que gostem das dicas.... :)
XOXO.

*Todas as fotos apresentadas neste post foram retirados do google.

Você vai amar!

8 comentários

  1. também separo os lidos e não lidos, comprei uma prateleira enorme pro meu quarto, e eu tinha poucos livros na época, agora ela está 1/3 preenchida, mais foi a melhor coisa que fiz!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, imagina quando tiver uma mini biblioteca? Estou atras disso, para ser honesta... A ideia de prateleira é sempre bom, porque ela não ocupa tanto espaço e pode dar um charme ao ambiente...

      Excluir
  2. Oi Letícia!
    Adorei suas dicas.
    Eu não tenho o costume de separar lido de não lido, vou pensar em fazer isso na próxima ver que for organizar minhas prateleiras.
    Eu tenho uma agenda em que anoto todas as minhas leituras concluídas e os que eu quero comprar, que são muitos (a gente nunca se cansa de comprar, né? haha).
    E por último, eu adoro grifar livros. Não costumo anotar citações, eu grifo no livro msm. Acho tão estranho quando pego um livro e ele não está grifado, pra mim, é como se não tivesse lido hehe

    Bjos!
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, faça isso sim, você verá que será uma mão na roda... Sempre facilita na hora de escolher... kkk, menina, se você ver meus livros então... eu não costumo grifar, na verdade, prefiro anotar... kkk, E quanto a comprar mais livros, nem me lembre disso, minha lista está enorme e já vi que em 2016 vou ter muito o que comprar...

      Excluir
  3. Muito boas dicas. Eu separo por categoria (basicamente "teoria", "livros didáticos - pq sou tia de escola xD", "literatura"). Daí os de literatura separo por literatura erudita e literatura pop (sou dessas), os de literatura pop fica por ordem de autor. Os de literatura erudita separo por país XD, depois por autor. Ah, e ficam separados também as coletâneas.
    No final das contas, é uma zona igual XD

    xD

    Um beijoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, nossa! Que legal! Sua estante deve ser enorme e eu também quero ser tia de literatura quando começar a dar aulas... kkkk, então te entendo!

      Excluir
  4. Adorei as dicas, eu tenho uma estante de livros no quarto mas mesmo assim ainda consigo ser desorganizada.
    beijos
    http://muraldagabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, tire um dia da semana e tente por em prática as dicas que dou aqui, você vai ver o quanto a sua vida vai melhorar... kkk, mesmo que no futuro tenha um pequeno caos, você saberá se encontrar...

      Excluir

OS QUERIDINHOS

CURTA NO FACEBOOK

RECEBA NOSSA




Inscreva-se para receber os novos artigos do blog diretamente en sey e-mail: